domingo, 30 de agosto de 2009

Zumbi é você

Zumbi Somos Nós. Esse é um dos melhores documentários nacionais que eu já vi, pra não falar o melhor. O único problema é que eu não sei porque. Vi ele pela primeira vez nos idos do ano passado no SescTV (137 da Net - não se assuste com o número grande, ele tá disponível desde o plano mais basicão), que é o melhor canal da televisão brasileira, na minha opinião. Mas voltando: acontece que eu vi o documentário e achei genial. Genial. Fiquei com ele na cabeça por mais de uma semana, mas não fui atrás porque peguei no meio e acabei não prestando atenção no título. Acontece que há uns dois meses atrás, zapeando pela TV, vi ele de novo e dessa vez não deixei passar.

Zumbi Somos nós é um projeto da Frente 3 de Fevereiro, um coletivo que trata sobre racismo de uma forma bem interessante.

-------------------------------------------------------------------------------

Enquanto escrevia esse texto acabei de perceber porque eu curto tanto o Zumbi: ele é um documentário ativo. Além de mostrar a situação, ele age diretamente sobre ela, dando a impressão que o filme não é um documento, mas sim algo que está acontecendo agora, e todas as vezes que o assistimos. É inspirador. Isso e a trilha sonora, que é maravilhosa e inteligente pra caramba.
--------------------------------------------------------------------------------

Bem, a Frente 3 de Fevereiro. Além do filme, que documenta algumas de suas ações, eles também fizeram e lançaram simultaneamente com o filme um disco e um livro, disponíveis para download no site deles. Atualmente, o site está meio abandonado, nem sei se eles estão em atividade ainda. Vou mandar um e-mail perguntando e vejo se eles respondem.

Eu poderia entrar em mais detalhes, mas texto grande na internet não vinga. Veja o filme, ouça o disco, leia o livro, e mude suas ideias sobre racismo e preconceito no Brasil.

Zumbi Somos Nós from Ronaldo Alves on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário